Para muitos, uma bicicleta não serve apenas para se exercitar ou praticar lazer, mas também é o único meio de transporte próprio, um veículo que ajuda a chegar mais rápido ao trabalho, escola ou faculdade. Além de ser uma opção mais barata e ecológica para se locomover sem precisar gastar com combustível, a bicicleta também tem o ponto positivo de ocupar menos espaço do que um carro ou uma moto, tornando-a uma queridinha de muitos estudantes universitários.
Na SVC, as bicicletas começaram a ser utilizadas como parte de sua frota de veículos no começo do ano, contando com cinco postos. Essa inclusão foi avaliada como positiva, visto que o veículo possibilita uma maior mobilidade nas vias de trânsito, é ecológico por não consumir combustíveis fósseis para ser utilizado, possibilita que os vigilantes tenham uma maior proximidade com os alunos e outros membros da comunidade, oferece um conforto sonoro por não emitir sons altos de motor, e é uma opção intermediaria entre a ronda por moto e a pé. Um exemplo dessa mudança foi na Moradia Estudantil, onde a moto que fazia ronda durante o dia foi trocada por uma bicicleta.
Infelizmente as bicicletas costumam ser muito alvo de roubos e furtos, já que basta apenas saber “andar” nela para que seja levada, não podendo ser trancada igual um carro. Também se torna mais difícil recupera-la, já que a mesma não possui placa ou documento que comprove a posse para um policial, apenas o número de série e nota fiscal da compra. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que a bicicleta, caso seja deixada em local público, não acabe sendo levada por outra pessoa.
Segundo dados do site Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, a cidade de Campinas se encontra no top 10 do ranking nacional de furtos e roubos de bicicletas, atualmente localizada em 8º lugar.
Confira abaixo uma lista com algumas dicas de segurança para se ter com as bicicletas:
· Tenha a nota fiscal e o número de série guardado em casa. Eles são essenciais para real identificação e uma possível recuperação da bicicleta. A nota fiscal é o único documento que garante quem é o verdadeiro proprietário.
· Crie provas de que a bicicleta é sua. Tire uma foto da sua carteira de identidade ao lado do número de série, plastifique uma frase ou desenho que só você saiba e coloque em algum lugar dentro da bike, fotografe componentes ou adesivos que você pôs posteriormente à configuração original. Isso pode ajudar muito em uma recuperação.
· Sempre buscar deixar a bicicleta presa com uma trava de segurança ou cadeado em um bicicletário.
· Se possível, contratar um seguro para a bicicleta, para que o valor seja restituído caso seja furtada.
· Se sua bicicleta tiver marchas, coloque na mais leve possível (mas sem efetivamente pedalar para efetuar a troca). Com isso, se alguém resolver pegar a bike, sair correndo e começar a pedalar, a marcha pode simplesmente travar ou então cair na marcha leve e o ladrão vai pedalar muito sem quase sair do lugar.
· Nunca ande contra o trânsito. Além de ser proibido, se você precisar fugir de alguém, você poderá estender os braços para os motoristas e pedir passagem.
· Antes de atravessar a faixa de pedestres, desça da bike e a empurre. Isso diminuirá a chance de ocorrer um acidente de trânsito.
· Sempre tenha um plano de fuga em mente. Saiba as ruas que você pode cruzar para se livrar de situações perigosas. Saiba também onde estão as cabines ou viaturas de polícia. Em uma perseguição você pode mudar sua rota para ir em direção a uma.
· Cuidado ao cruzar ciclistas que carregam outra pessoa sem bicicleta. Uma abordagem muito usada é um deles te empurrar para levar sua bike.
· Evite andar sozinho em lugares desertos. Evite lugares estreitos ou que tenham muitas árvores, pois muitos assaltantes ficam escondidos e te derrubam quando você passa.
· Caso seja furtado ou roubado, vá até a polícia, informe o roubo e faça um Boletim de Ocorrência (BO). É muito importante para uma recuperação. Se estiver na Unicamp, acione a SVC pelo telefone: (19) 3521–6000.
Na Unicamp, é possível encontrar bicicletários distribuído por diversos pontos dos campi. Em Barão Geraldo, atualmente existem 57 bicicletários espalhados por todo o campus, como é possível conferir pelo Mapa dos bicicletários, localizado no site da Prefeitura universitária.
Como órgão responsável pela segurança na Unicamp, a SVC está presente 24 horas em torno dos prédios e ruas dos campi por meio de seus vigilantes, que constantemente praticam ronda de carro, moto e a pé como forma de prevenção contra casos de roubos, furtos e outras ocorrências.
Confira abaixo dois gráficos com dados retirados do Sistema de ocorrências SVC, com os números anuais de furtos de bicicletas na Unicamp: